terça-feira, 27 de maio de 2008

Bíblia: Livro Sagrado?

Outro dia li “O Evangelho de Judas”. Não que eu acredite 100% no que está ali, não é esse o ponto. O ponto é justamente a dúvida que gera livros como esse: Por que alguns textos que teoricamente são dos apóstolos são considerados hereges pela igreja Católica?
O livro comenta, comentário esse feito pelos autores, umas das primeiras seleções de textos sobre Cristo, no século 2 feita pelo bispo Irineu, de Lyon – França. Na época, ele coletou informações e os próprios manuscritos de textos que falavam de Cristo.
A coincidência está em um ponto: todo texto com fundo gnóstico foi considerado herege.
Não sou gnóstica, não acredito que apenas algumas almas escolhidas têm a centelha divina e muito menos que essas almas terão oportunidade de viver eternamente e buscar o paraíso, como é dito neste Evangelho. Mas porque justamente aqueles textos onde o caminho a Deus é através da Verdade e do conhecimento interior foram banidos, caçados e destruídos pela Igreja Cristã no seu início?
Outro ponto, agora sobre a Bíblia. Nos pergaminhos de Nag Hammadi foram encontrados textos de Tomé, Tiago, João, entre outros. Se foram encontrados escondidos, provavelmente haviam mais cópias circulando na época. Então, porque temos apenas textos de Mateus e parte dos textos de João na Bíblia? Os outros (Tomé e Tiago) também eram apóstolos, conviveram e VIVERAM a palavra de Yeshua, logo, seus escritos também deveriam ser considerados sagrados, pois são as palavras de Jesus, certo? Ou apenas Mateus entendeu o que Jesus disse, e João entendeu apenas uma parte?
A igreja considera esses textos apócrifos. E considera sagrados os textos de Paulo, que só aprendeu sobre Jesus de tanto que caçou os cristãos e nunca teve contato direto com o Mestre e de Lucas, discípulo de Paulo, que escreveu sua interpretação de tudo o que ouviu de Paulo, que não foi Apóstolo. E os textos apócrifos de João? Quer dizer que parte do que ele escreveu é sagrado, e justamente a parte onde fala de um Deus Pai e do caminho individual até ele, não é mais? Temos então um dos primeiros casos de dupla personalidade registrados!
O ponto é, até onde devemos acreditar piamente na Bíblia selecionada pela Igreja? Sim, porque as “Escrituras Sagradas” só surgiram após o 1° Concilio, o Concílio da Nicéia (Que coincidência!)
Por que alguns textos de João foram para a Bíblia e outros foram considerados apócrifos, hereges?
Assim como se deve ter conhecimento dos textos apócrifos, chamados de gnósticos, com parcimônia e não como toda a verdade, também se deve interpretar e questionar o que a Bíblia diz, já que foi montada para atender aos interesses da Igreja Católica, fortalecendo-a.
E se a religião foi capaz de manusear, manipular e adequar a “ Palavra de Deus”, o que se pode dizer de todo o resto?
E fica mais uma questão: O antigo testamento é baseado em histórias judaicas, de famílias e patriarcas judaicos que seguem as leis e tradições judaicas. O novo testamento que foi montado pela Igreja Católica hoje é utilizado por todas as chamadas “Igrejas Cristãs”. Então.... não seriam, pelo menos essas religiões citadas, uma só? Ou melhor, não seriam todas interpretações dos homens de acordo com seus interesses?

Um comentário:

Lucas Daniel Alves Nunes disse...

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não podem entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
A palavra da Cruz é loucura para os que perecem, mas para nós é poder de Deus. Pois Ele escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias, para que ninguém se glorie perante Ele. (PASSAGENS DE CARTA DE PAULO A CORÍNTIOS, cap 1, 2)

Ora, podia responder cada palavra sua, mas não venho com palavras de sabedoria. A minha palavra, a minha pregação, não consiste na fraca filosofia humana. Consiste, antes, na demonstração do PODER DE DEUS, para que passe a crer não em argumentos, mas naquele que antecedeu a todos.
Lhe digo, que um dia sentira falta, e saberás que dentro de você há um vazio. Como disse Dostoiwevisk: "Dentro do homem há um vazio do tamanho de Deus". E quando senti-lo, quando ouvir tua alma clamando para ser preenchida, quando não achar mais que há lugar nesse mundo para vc e que somente a solidão lhe espera, vá a uma igreja. E se for com a real intenção, direi que acontecerá algo semelhante ou maior do que Deus me fez(e foi muito, um menino que nasceu morto e foi dado como retardado na infância, hoje um bom estudante de Direito da UFMG). E se for, se der a real chance a meu Deus, sei que não se arrependerás. Ele te encheras e viverá essa alegria que trago em meu rosto, todos os dias.

Que Deus esteja com vc, pois ele te ama e sonha com sua volta.

PS: não abro mao de te responder a cada indignação, principalmente por causa do Evangélios Apócrifos, onde se tem dito muita bobagem, principalmente na mídia. Por isso, peço que me escreva, meu e-mail está em baixo, para que cada pergunta lhe seja respondida. Só não achei que seria esse o lugar certo.

The_king_of_centopeias@hotmail.com