terça-feira, 19 de agosto de 2008

Comportamento ou crise?


Paradigma (do grego Parádeigma) literalmente um modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. (definição encontrada na Internet).

Podemos dizer que paradigma é o que o ser humano esta usando para justificar a maneira de funcionar do mundo, para novas possibilidades de entendimento do real, mudando-se ou ampliando-se o entendimento convencional do real. Ela é um conjunto de formas básicas do modo dê se perceber, pensar, acreditar, avaliar, comentar e agir de acordo com uma visão particular da sociedade.
Vivemos hoje em uma era que presa o ser racional, colocando assim em evidência a competitividade e o triunfo sobre o outro, não se deixando pensar em momento algum no desenvolvimento humano tanto do lado espiritual quanto em seu desenvolvimento. Perdeu-se o valore mais humanos como cooperação, comunidade, união, partilha, companheirismo... esta mentalidade “dominante” nos leva a um comportamento compatível com a mesma, por isso podemos ver que nesta época atual estamos vivendo um total individualismo levado ao mais alto grau de egoísmo, já explicado aqui neste blog.

É muito difícil explicarmos o ser humano e seu comportamento, pois o mesmo detêm o poder, lidera sua mente, se transformou em uma mercadoria como objeto de venda e de se obter lucros. E isto é colocado constantemente na mente humana por meio de comunicação com uma sutil lavagem cerebral, sem grandes questionamentos. Agora, vcs pensam... Mas eu não sou um produto!!! Sim vc é.

Todo este processo de “desenvolvimento humano” segue em harmonia com um entendimento ou concepção de mundo, justamente por ser formada por homens. Há uma inversão recorrente dos valores, da ética, da moral e do caráter. Os homens deixam de ser o que sempre foram e passam a estar de forma que lhes convém.

Nossos valores são definidos como normas e princípios a serem seguidos como padrão de sociedade. Somos condicionados desde de pequenos a aceitá-los e nunca questioná-los e assim somos impossibilitados de exercer nossa criatividade, nossa imaginação e nosso livre arbítrio. Se estes padrões precisam ser revistos, nós seres humanos cômodos, optamos por não alterá-los e também não desrespeitá-los.

Todos nós tomamos como limite o nosso campo visual e os transformamos como limite do mundo. Ai é que entra o erro. Esta luta trata-se de litigar o paradigma, trata-se de criar e difundir novos, de não enfraquecer, não se entregar mesmo sentindo que a mente tende a nos trair.

Temos que pensar que não existe nada permanente, exceto a MUDANÇA. Sei também que as pessoas não resistem às mudanças, mas resistem a ser mudadas. É um mecanismo natural de defesa, insistimos em cultivar mudanças, quando o que precisamos é cultivar mudanças dentro de nós.

Pensem assim: Somos o que fazemos e o que fazemos para mudar o que somos.Vamos tentar estabelecer um comportamento humano seguido de esperança, emoções, companheirismo, compaixão, união... E assim não seremos mais meros paradigmas de um Mundo que tanto nos reserva.

Nenhum comentário: