quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Abacaxi Maduro. Maduro!

Algo está acontecendo por aqui!

Pensei nisso enquanto fatiava um abacaxi verde, que acreditei estar maduro.

Tenho muitos conhecidos que são musicistas, estudantes de artes cênicas, jornalismo, moda, que fazem trabalhos magníficos... que ninguém vê.

Recentemente um brilhante compositor brasileiro declarou que se suas músicas não veiculam em uma novela, ninguém compra seus discos. Não valeria a pena nem gravar.


Não sei se isso acontece em outros lugares do mundo, mas reparo que acontece aqui no Brasil. Somos pessoas que só damos atenção a alguma coisa, se ela estiver recebendo atenção de muita gente. Estranho porque gera um círculo vicioso: se ninguém gosta, ninguém vai gostar. Se ninguém gostar, outros jamais descobrirão que gostam. Se ninguém reclamar, ninguém irá reclamar. Se ninguém começar a reclamar... seguimos todos frustrados e calados.

Irrrrc!


Sabia que aqui no Brasil acontecem manifestações populares de extrema importância, que transformariam a vida de todos nós, mas que reúnem meia dúzia de pessoas... porque mais ninguém apareceu! Sabia disso?


Gostamos se todo mundo gostar! Vamos se todos forem. Percebeu que raramente surge para todos um novo grande poeta... um escritor da madrugada, um líder que não seja um dinossauro... não surgem mais músicos de boteco que vire comentário “ei precisamos ir ver esse cara tocar”...”ver aquele outro atuar”...É raríssimo! Hoje você entra e sai do cinema sem saber quem era o diretor do filme. Não te interessa o que ele pensa... só se te entreteve.


Antes não era assim. Pergunte aos seus pais! Quer outro exemplo? Paulo Coelho teve que esperar o mundo inteiro dizer que ele era bom, para a Academia Brasileira de Letras reconhecer que ele era bom. Caso contrário ainda estariam celebrando Dom Casmurro.


Lemos os livros “mais vendidos”. Vamos aos filmes mais vistos. Show? Só de for de banda conhecida. Peça teatral??? Entrada franca??? Companhia de Estudantes de teatro??? Agora rindo muito... Exposição de manifestação artística??? Mais risadas...


Agora se a música é uma porcaria, mas saiu na novela... Aí todo mundo gosta!

Se o candidato ta na frente, nas pesquisas então... ixi... “ninguém quer votar em quem vai perder...”


Vivemos esperando alguém nos dizer o que fazer. Do que gostar. O que comprar. O que vestir. Como falar. Se na TV falou que é bom... compramos! Se eu nunca ouvi falar... mesmo com entrada franca... eu não vou! A não ser que tenha mulher!


Falta cultura, falta cultura, falta cultura... reclamamos. Fato, podia ser bem melhor, mas diga aí, de primeira, cinco manifestações artísticas, políticas ou sociais, que estejam acontecendo na sua cidade essa semana! 1, 2, 3 e já! ????? Faltam opções né?! Depois de ler esse texto, vai procurar, ficará surpreso! Um mundo acontece e nem percebemos!


Muita coisa boa, revolucionária, transformadora, está passando diante de nós sem que percebamos, porque não tem ninguém dizendo pra gente perceber e dá preguiça procurar. E ainda reclamamos da falta do que fazer!

Você vai descobrindo que um grupo cada vez menor de pessoas, ainda se permite descobrir. Encontrar com o novo. Buscar. Grupos esses cada vez mais rotulados, taxados e escraxados. Pessoas que se permitem reunir, “como é de cartaz”, acreditando que podem mudar alguma coisa. E podem!


Se a possibilidade passar na sua frente, se dê a chance de conhecer e descobrir. Vá saber do que se trata. Não precisa esperar todo mundo gostar para gostar também. E você não será mais especial que ninguém, como acreditam essas pessoas babacas que gostam de citar autores, bandas e bizarrices desconhecidas como se fossem realmente interessantes, perdendo bons tragos de cigarro e goles de cerveja gelada por simplesmente não manterem a boca fechada e ouvirem para aprender. Não é fazer pra falar que fez. É fazer para se sensibilizar com o que fez.


Isso não tem nada a ver com o que é pop. Nada a ver com o que é comercial. Isso tem a ver com um comportamento humano estúpido que adotamos, nos mantendo hipnotizados e preguiçosos, esperando para gostar do próximo novo sucesso da parada. A banda taxada de comercial, que fará sucesso ano que vem, já toca por aí. Descubra que gosta deles agora!

Agimos somente se existir algum tipo de garantia de sucesso ou seu dinheiro de volta... ou sua esperança de volta... ou seu país de volta... ou seu amor de volta...ou sua rebeldia de volta... ou seu emprego de volta... ou sua confiança de volta... ou sua auto-estima de volta...


Ninguém me disse que seria bom ir àquele mercado popular... agora as risadas, as frutas provadas, os vendedores e fregueses com quem interagi e conversei, reclamando dos preços “para turistas” e fazendo piadas com meu jeito estranho de falar... Talvez tenham me ensinado alguma coisa. Sim, me ensinaram alguma coisa. Mas não foi escolher abacaxis maduros.

Nenhum comentário: