terça-feira, 16 de outubro de 2012

Imediatismo



Um filósofo alemão, lá pelos idos de 1889, disse que o homem não pensava mais em plantar árvores para que seus filhos colhessem os frutos. Eles queriam plantar para que eles colhessem. E isso foi dito há dois séculos atrás, hein.

Apesar de retratar um sintoma de egoísmo na sociedade cristã alemã do século 19, este filósofo já indicava os primeiros sinais de um mal que nos acomete em larga escala atualmente: o Imediatismo!
A sociedade evoluiu. As ferramentas sociais evoluíram.

Antes se namorava por cartas. Às vezes os intervalos entre uma carta e sua resposta eram de semanas. Meses. As pessoas sofriam com a espera.
Atualmente os casais trocam e-mails ou mensagens de texto. As respostas podem levar cerca de um minuto. Cinco. As pessoas sofrem com a espera.
O que mudou?

A sociedade se tornou imediatista. Ela quer e quer agora! O avião mal aterrissou e as pessoas estão telefonando para fulano e beltrano. Checam e-mails a todo tempo. Entram no facebook oitenta vezes por dia. Alguma nem saem.
Você quer educar seu filho e ele tem que aprender imediatamente após receber sua lição.
Não confunda com pressa.
O imediatismo é uma busca desesperada pelo resultado. O que há de errado nisso?

Tudo!

O imediatismo é um reflexo de nossa ansiedade, de nossa solidão. Nosso desespero para ver respondido cada sinal de fumaça que enviamos. Em ter atendido cada desejo nosso.

Como toda expectativa, a ansiedade gerada pelo imediatismo só traz frustração. Ou você esqueceu que a grande roda da vida leva e traz tudo na hora certa. E essa hora certa não é você que decide. Então o imediatismo fabricou uma centena de frustrados no mundo todo. Desejosos incontroláveis porque querem e querem agora e se permitem a ilusão de que podem controlar as coisas e as pessoas. E se justificam como vítimas de grande injustiça essa ausência de resposta. Vítimas do silencio. Muitas cobram. Cobram os namorados(as), os pais, cobram os anjos, Deus. Vivem frustradas simplesmente por não darem o tempo certo das coisas germinarem em suas vidas. Sofrem porque sufocam o espaço para que se crie raiz. Retiram o ar necessário. Tocam a campanhia tantas vezes, que o porteiro já nem os atende mais.

Porque querem, e querem agora.

Essa frustração é visível na busca individual por mudanças. Todos querem mudar o mundo. Querem ajudar de alguma maneira. Querem fazer parte de algo bom. E querem agora. E a mudança não acontece imediatamente. Então largam mão. Desistem, desanimam, desentendem, desavisam, desmantelam, desdenham e despedem. Porque eles pediram ajuda e a ajuda tinha que ser agora. Eles são a favor de uma causa e são a favor agora. Eles querem as doações e querem agora. Querem as leis e querem agora. E cansam.
Frustram-se!
Se pudessem mudavam tudo em um click. Assim dá menos trabalho. Leva menos tempo.

Toda mudança começa de dentro pra fora. Com o homem no espelho. Você sabe quanto tempo levou para entender algumas coisas. Sabe que outras tantas, você não consegue entender.
O trem de nossas vidas passa nos horários certos. Nossa obrigação é estar na estação e entrar no trem correto. Não tem como adiantar ou atrasar. Você pode sim, querer muito e acreditar muito, mas permita que tudo aconteça na hora que deve acontecer. Esteja pronto!
Aprenda com o pescador que espera a maré certa pra navegar. Que aguarda o tempo certo de jogar sua rede.

E se for acreditar em mim. Acredite agora! Agora! Agora! Já! Agora! Já! Agora! Agora! Agora!

Nenhum comentário: