quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Rejeição

Ser humano tem medo de rejeição.
Não suporta a idéia de não ser aceito por outra pessoa, ou por um grupo de pessoas.
Não consegue lidar com o golpe na estima e no ego de que existem pessoas que simplesmente não tem afinidade, que não existe uma ligação.
Nós acabamos passando por cima de vontades e valores, mudamos atitudes e pensamentos apenas para sermos aceitos em um grupo de pessoas nas quais acreditamos que podem fazer alguma diferença na nossa vida.
Idealizamos uma vida melhor se fizermos parte de um grupo, que acreditamos serem exemplos de sucesso, vida bem sucedida, seres invejados e desejados.
Nós mudamos, nos anulamos, bajulamos essas pessoas para sermos aceitos.
Não conseguimos ficar sozinhos e também não queremos ficar com pessoas que os outros classificam como feios, desajeitados ou fracassados, independente do que cada individuo veja nessas pessoas. “Como vou ficar com esse bando de nerds??? Nunca, vou ser classificado como tal!” Esse é um pensamento comum, por mais que a pessoa que pense isso veja que o “nerd” é simpático, legal e atencioso com ela, citando apenas um exemplo.
Se por um lado existe o medo da rejeição, do ser classificado, do ser ignorado, por outro existe o preconceito, a arrogância e o medo.
Quando conseguimos nos encaixar, automaticamente esquecemos o que passávamos quando queríamos ser aceitos e passávamos a ter as atitudes do grupo, discriminado, ignorando e humilhando quem não fizesse parte.
Arrogância de realmente acreditar que o “ser aceito” é um carimbo de vida superior, de ser humano superior, de ser alguém neste mundo, e tratando com desdém toda e qualquer pessoa que não faça parte dessa bolha.
Medo de notarem que tudo aquilo é uma farsa, uma máscara vestida para sermos admirados, notados, desejados.
No fundo, queremos fazer parte de um todo, e passarmos despercebidos na multidão. Fazer parte do grupo é fazer parte de um rebanho, e como já dito pelo Felipe, o rebanho não tem voz, não tem vontade, tem um líder.
A rejeição trás consigo o medo, a baixa estima, a descrença, assim também como a prepotência, a arrogância e a intolerância.
A vontade de ser igual anula sua identidade, esmaga seus valores e destrói sua personalidade e auto estima.
O medo da rejeição só vai acabar quando o ser humano entender que as pessoas são diferentes, com vontades, pensamentos e valores diferentes, e nem por isso melhores ou piores e sim iguais na importância, mas não idênticos como seres.
Só acaba quando deixar de ser importante vestir a máscara das atitudes e personalidades que são aceitáveis para um todo e não para você, e o ser humano respeitar as diferenças que tornam cada um, único.



2 comentários:

Anônimo disse...

Sei exatamente o que é isso pois visto essa máscara,demorei para perceber e aos poucos estou tentando tirá-la.
De tanto usá-la, hoje está difícil de saber quem realmente eu sou o que realmente eu quero, pois tudo automaticamente leva a desejar aceitação dos outros.

Isabel Leon disse...

O primeiro passo já foi dado, perceber que usa a máscara.
Olhe para dentro e vai encontrar a pessoa que busca.