quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Em um noticiário... em outro planeta...

Extra! Extra!

Olha só que interessante. Chegou um novo produto do Planeta Terra que está em todos os supermercados. É uma das coisas de maior sucesso naquele planeta emergente. Iniciante no mercado de exportação, eles tem investido pesado ao longo de milênios para desenvolver o que muitos chamam de “caminho”: A religião!
Nosso correspondente intergaláctico nos mandou um relatório completo sobre esse produto, novo por aqui, mas já muito conhecido e difundido por lá.
Ele nos disse que essa religião não atinge um único grupo social ou econômico e que quase toda a população daquele planeta a consome. Mas calma. Existe para todos os gostos.
Aqui a religião chega para nossos consumidores em caixas coloridas e você pode escolher entre mais de 50 diferentes tipos. No verso de cada embalagem você pode encontrar uma descrição básica do produto. Ah, e cada caixinha traz, no mínimo, um local sagrado (onde seu produto tem mais eficiência) e também um líder – uma pessoa que fala a respeito dela e você acredita. Também traz uma lista de doutrinas e regras de conduta que você deve seguir e um livro que vai dizer tudo o que você precisa fazer pra viver feliz e prosperar, e você nem precisa tentar entendê-lo, basta acessar o SAC que eles te dirão como interpretá-lo.
Mas cuidado! Você não pode escolher mais de uma caixinha, muito menos tentar usar a sua no local sagrado da outra. Soubemos que, por lá, isso resultou na intoxicação e morte de milhões de pessoas. Por isso, preste bem atenção, cada caixa é identificada com desenhos diferentes: tem a lua, a estrela, a cruz, a lótus, a mandala, a folha, os bichos, o homenzinho azul, o elefante enfeitado, o vulcão, entre muitos outros.
Você vai adorar! Os fabricantes dizem que com elas você pode esquecer todo o trabalho que dá ouvir a voz interior, lutar pelo que acredita sem que isso machuque ninguém, não vai mais precisar ter sua própria opinião a respeito das coisas e o melhor... elas te propiciam um culpado e um salvador, que em alguns casos é o mesmo, e que não será mais você e suas escolhas. Olha que maravilha! Muito mais simples e fácil. Ah e se você quiser, pode trocar de produto. São mais de cinqüenta. Existe também a caixinha “personalizada” onde você pode criar a sua própria, a partir das outras, e vender a sua idéia entre seus vizinhos.
Essa febre fez com que todo o planeta azul se dividisse em grupos, como torcidas, cada qual com sua caixinha colorida, suas regras, salvadores e culpados. O máximo! Acabou essa chatice de sermos todos iguais, buscando a si mesmos e o mundo todo. Agora podemos ser melhores... melhores que os outros, com suas caixas coloridas sem graça e mal escolhidas. Podemos finalmente nos desentender, fazer maldades, punir quem pensa diferente, separar, dividir, segregar, sofrer, sem levarmos a culpa e poderemos usar os nomes de Amor e Deus como se fossem produtos de mercado.
Vá correndo adquirir a sua!
Nosso planeta nunca mais será o mesmo!

Nenhum comentário: