sábado, 8 de março de 2008




O Grupo Mãos

O Grupo Mãos é uma organização não-governamental constituída em 16 de fevereiro de 2005, de cunho sócio-humanitário, sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo e se qualifica como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público de acordo com a lei no 9.790, de 23 de março de 1999, com CNPJ: 07.585.361/0001-96.
O Grupo foi criado pois, sempre nas conversas da turma, um assunto que surgia inúmeras vezes era o da indignação com as desigualdades sociais e econômicas no país e no mundo. Toda vez o silêncio encerrava as conversas deixando no ar a revolta e a sensação de impotência. Até que essa impotência começou a incomodar. Falando para um, para outro e assim por diante, a idéia de não ficar mais parado começou a se espalhar e tomou forma quando, dessa turma, sete amigos decidiram que partiriam para a ação.
A inexperiência e falta de apoio foram companheiras da turma de amigos enquanto eles elaboravam as idéias e discutiam o que poderiam fazer, já que eram apenas sete jovens, sem dinheiro para maiores investimentos.
Estudando e tentando entender o máximo possível os caminhos, causas e efeitos que trouxeram a humanidade aos dias de hoje, o ideal foi se consolidando. Inicialmente, com pequenos investimentos próprios, o grupo buscou ajudar asilos e orfanatos com a arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas. Foram feitas visitas a locais de concentração de moradores de rua, abrigos e albergues, se aproximando mais da realidade dessas pessoas e se distanciando cada vez mais da burocracia e mesmice que haviam se tornado parte de muitas das instituições visitadas. No começo, este grupo de amigos enfrentou problemas, pois algumas pessoas tentaram enganá-los, explorá-los, coagir e inibir suas ações, usando um sonho e um ideal tão nobre para ganhar dinheiro.
Mas chegou um momento em que o ideal de ajuda humanitária havia se tornado forte e inovador, com conceitos adquiridos em estudos e na experiência. Portanto, não existia outro caminho para esses sete jovens além de buscar e trilhar o seu próprio caminho, dentro da crença de ajudar seres humanos iguais a todos. Assim, foi criada a ONG-GVM - Grupo Voluntário Mãos.
Dessa estrada íngreme e desconhecida que foi percorrida ao longo de 5 anos, ficaram as pessoas que receberam ajuda, a experiência obtida, o senso de saber o que é bom e o que não é, e a força necessária para continuar lutando pelo que nasceu de um sonho, se tornou um ideal e hoje é uma bandeira!



Objetivos


Entre os objetivos do Grupo Mãos estão apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, integração da humanidade e o autodesenvolvimento mútuo através das atividades de educação profissional, especial e humanitária.
Para atingir esses objetivos o Grupo Mãos desenvolve vários projetos, ações e campanhas.


Forma de Atuação


O Grupo Mãos pode sugerir, promover, colaborar, coordenar ou executar ações e projetos visando:
1- Promoção da assistencia social às minorias e excluídos, desenvolvimento econômico e combate à pobreza;
2 - Preservação, defesa e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável visando desenvolvimento humano;
3 - Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.


O Grupo Mãos não se envolverá em questões religiosas, político-partidárias, ou em quaisquer outras que não se coadunem com seus objetivos institucionais.

Para Ajudar

O Grupo Mãos aceita todo tipo de doação e ajuda, independente de onde venha, o Grupo Mãos irá retirar sua doação.

Basta entrar em contato conosco via nosso perfil aqui no blog, ou deixando uma menssagem no Chat da pagina inicial.

Saba abaixo sobre nossas campanhas, projetos em andamento e Instituições ajudadas pelo Grupo Mãos.



Projetos e Campanhas


Para atingir os seus objetivos, o Grupo Mãos desenvolve projetos, ações e campanhas tais como:

"Campanha de arrecadação de roupas, brinquedos, alimentos": Campanha permanente para arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos realizada durante todo o ano. Para solicitar a retirada de doações, favor entrar em contato pelo telefone ou e-mal disponível aqui no site.


"Revista Mãos Dadas": Diante de uma sociedade que não demonstra o mínimo de respeito no convívio social, consciência e responsabilidade política, na qual as pessoas perderam a noção clara de cidadania, onde a falta de educação impera em todos os sentidos, onde muitos jovens vivem sem o mínimo de estrutura política e noções da instituição familiar, a ONG GVM – Grupo Voluntário Mãos, decidiu provar que é possível mudar esse quadro. O Grupo acredita que é possível despertar a vontade da sociedade e fazer com que as pessoas descubram que a cidadania está mais próxima do que se imagina e pode ser alcançada por meio da educação. Para atingir esta meta, o Grupo criou o projeto "Revista Mãos Dadas" para distribuição aos estudantes de escolas estaduais do ensino médio. O conteúdo da revista vai estimular os estudantes a se politizarem, vai despertar conceitos de cidadania, desenvolvendo o interesse das pessoas para assuntos relativos a problemas públicos e sociais, levando educação referente a tópicos pouco abordados em suas comunidades e incentivando o desenvolvimento do senso crítico, para que isso reflita na mudança da postura com relação a seu papel como cidadão.

"Papai Noel Existe": Campanha de arrecadação de roupas e brinquedos a serem doados no Natal para moradores de rua e orfanatos que não recebam auxílio de outras ONGs.
"Rock Contra o Frio"Campanha de arrecadação de roupas e alimentos (todo dinheiro arrecadado é convertido em alimentos) que conta com a ajuda de bandas da Grande São Paulo que convertem, por um dia, o ingresso, cache e couvert em roupas e um quilo de alimento. As roupas e alimentos são então doados a moradores de rua não assistidos por nenhuma instituição.


"Catando Vidas": Projeto que, em parceria com empresas, paga um pouco mais pelo quilo do material reciclável recolhido por catadores de rua que participam do projeto. Para participar do projeto, estes catadores são inscritos em cursos profissionalizantes de instituições parceiras. Além de aumentar um pouco a renda das pessoas, enquanto trabalham catadores, permite que estas sejam integradas e conhecidas nas comunidades em que atuam e, após um ou dois anos de cursos, passem a ter uma formação profissional.


"T.R.E.M": Projeto que presta atendimento médico a moradores de rua e famílias de baixíssima renda, com rotina de acompanhamento, conscientização do uso de práticas de higiene e encaminhamento para atendimentos em hospitais.


"Livro" : Projeto que visa contar a história de vida de alguns moradores de rua. As razões que levaram essas pessoas a morar nas ruas, por qual motivo eles não procuram suas familias, dificuldades encontradas, obstáculos vencidos e seus desejos de vida.

O mais novo projeto da ONG está para iniviar em Moçambique, logo mais colocaremos o andamento do mesmo!!

"Educação Ambiental": Projeto que está sendo desenvolvido em escola pública no Município de Taboão da Serra-SP que tem por objetivo a mudança de postura e conceito sócio-ambiental dos alunos de 1° à 8° séries. O projeto cria um vínculo de conservação e sustentabilidade dos alunos com o meio ambiente em que eles vivem, desviando o foco de preservação da natureza para os recursos naturais e sociais ao seu redor imediato.


Entidades Apoiadas


Conheça as entidades que são beneficiadas pela GVM.

Instituição: Asa Branca Unidade Meninos:

Endereço: R. Francisco Andugar Espinosa - Número: 18 - Taboão da Serra Telefone:4701-6712

Instituição: Asa Branca Unidade Meninas

Endereço: Rua dos Jasmins - Número: 120 - Taboão da Serra Telefone:4701-5029

Instituição: Estrelas do Amanhã

Endereço: R. Orense - Número:93 - São Paulo Telefone:6236-7110

2 comentários:

Felipe Melloso disse...

Visistem o site:
www.grupomaos.org.br

Anônimo disse...

É sempre bom saber sobre grupos que ajudam e fazem algo palpável.Adorei o blog e sua finalidade.

Se quiser retribuir a visita ....
Beijinhos de Rozangela Melo
Fazemos cinema amador
Visite nosso blog:
www.cgfilmpictures.blogspot.com