quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Pílulas para Ansiedade


A ansiedade não pode ser combatida com vitaminas, não existe academia, nem colo de mãe. Conheço três comprimidos fantásticos. Mas antes, o que é a ansiedade?
Ela é um transtorno criado pela mente cujo alimento que ela mais gosta é a sua paz de espírito. E sabe quem sempre prepara suas refeições?
Você, mané!
A ansiedade é um sentimento da mente que literalmente se alimenta de alma. Você pode sentir seu coração ficando cada vez mais consumido, apertado... muitas vezes, o coração não basta e consumimos as pontas dos dedos, cabelos, solas de sapato, até que não bastamos mais e passamos a alimentar nossa ansiedade com a paz de espírito dos outros.
(Primeiro comprimido) Não pense que ansiedade pode ser controlada com botões de ajuste. Ela pode ser entendida, e quando isso acontece, começa a deixar de existir.
Normalmente não nos damos conta de nossa ansiedade nos primeiros momentos. Depois que ela nasce e começa a comer... já foi. Entendê-la permite que você anteveja momentos e situações em que ela provavelmente vai pedir comida: um telefonema importante, um encontro marcado, uma resposta de emprego, a chegada das férias, o resultado de um concurso, um e-mail, um acontecimento, um pagamento, a chegada de alguém, um beijo...
Poderia passar o texto todo listando meus momentos, mas você deve conhecer os “seus”!!!
A ansiedade é a angústia de não se ter o controle. É a sensação de vazio que a falta de controle sobre uma situação te atinge. Quando se vê não sendo capaz de atender suas expectativas e desejos, começando a depender das ações de outros ou simplesmente do girar da roda da vida, isso é indício de que, além de ser uma pessoa que não se permite viver sem esquemas e métodos, você não sabe viver sem a ilusão de ter algum controle.
(Segundo comprimido) Acorda. Se liga. Abre o olho, cabeção! Você não tem absolutamente nenhum controle sobre as coisas e pessoas. Seu único controle é sobre algumas de suas ações. Você controla sua maneira de pensar, de agir e se expressar. E isso é o bastante. Quando se der conta disso: “que a bola não está o tempo todo no seu pé” começará a usar sua cuca para procurar o melhor lugar no campo para “recebê-la de volta”, e não se desesperar porque a vida não te passa a bola! Não tem como você impedir uma mentira, um atraso, uma mancada, contratarem outra pessoa, fazer que alguém decida agir decentemente ou te escrever um e-mail, ou te atender, ou fazer algo que a outra pessoa não queira ou simplesmente você não mereça...não temos esse controle e a ansiedade te consome porque você simplesmente não consegue aceitar isso.
(Terceiro Comprimido) Você provavelmente acredita que é lutando que se conquista as coisas. Que quando queremos muito algo e fazemos por merecer, essa coisa acontece. Que o destino e o universo sempre “conspiram a seu favor” quando se está no caminho certo. Pois bem, é verdade. Agora outra verdade que talvez você ignore, seja que a vida, o destino e o universo têm saco. Isso mesmo, eles tem sacos. Você quer muito que te liguem com a resposta da entrevista, então você fica o dia todo cutucando a vida, o destino e o universo “e aí, vão me ligar?”... “e aí, o que acha? Vão me ligar né?”... “olha ainda não me ligaram”... “viu, Seu Universo, até agora nada, toca telefone, toca telefone, toca telefone”...
Se é a sua crença, seus esforços e seu merecimento que irão fazer a roda girar... porque o tempo todo você fica com essa ansiedade interrompendo o “motorista” que, acreditem, está muito a fim de acelerar a coisa????? Como você reage quando alguém lhe cutuca de 5 em 5 minutos para te entopir de duvidas, anseios e angustias? É... isso mesmo!!! Então aprenda essa: Ansiedade gerada por expectativa demais atrapalha mais que tudo!!!!
Com esses três comprimidos, diários, você consegue combater sua ansiedade. Permitindo que o motorista “das coisas” consiga dirigir em paz, sem interrupções. Você não desconta todo esse desespero nas pessoas ao seu redor, preocupadas com sua ansiedade, e se dá a chance de, quem sabe, matar esse monstro de fome e fazer crescer a sua voz da alma, suas unhas e sua paz de espírito.Sem controle, sem ansiedade, sem ilusão e com acontecimentos. Como deve ser a vida.

7 comentários:

Anônimo disse...

Texto incrivelmente certeiro sobre a ansiedade.
Confesso a minha: minha ansiedade é a de conviver com o outro.
Sòzinha eu sou ótima e saudável.
É feio admitir isso.
E a vida sempre me concede ( sem que eu peça..."o outro, ou os outros"
Grata pelo espaço.

Felipe Melloso disse...

Puxa B... essa sua ansiedade eu nem conhecia...
Pior é isso, né: sempre dar de cara com a "fonte" de sua ansiedade. Mas é assim mesmo, tipo carrossel, até a gente conseguir...

Anônimo disse...

felipe melloso, grata pelas palavras .
benvindo sempre.
"faço questão", como se diz...
também estarei visitando vc em seu blog.
que é ótimo, intenso.
parabéns.

Anônimo disse...

e quando se desconhece a(s) causa(s) da paralisante ansiedade, da tristeza que ultrapassam o limite do egocentrismo, passando a se encluausurar em sua casa, sem amigos, parentes etc.?

Anônimo disse...

valeu mesmo...vamos reler esse texto de vez enquando :)

Jonh disse...

Boas, qual o medicamento mais forte que posso tomar para a ansiedade? Tive alguns problemas com heroina e cocaina mas felizmente já não consumo, mas todos os dias sinto uma ansiedade para ir comprar e consumir, tenho aqui alguns calmantes fracos que me receitaram mas não me fazem qualquer efeito.
Preciso de algo que me tire essa ansiedade e ajudar a esquecer aquelas drogas.

Tenho me aguentado mas a ansiedade é do pior, se controlar essas ansiedades nem penso naquilo.

Cumprimentos, aguardo resposta.

Felipe Melloso disse...

Oi John... respondemos sua pergunta em forma de texto. Está publicado como "Resposta a John"
http://grupomaos.blogspot.com/2010/03/resposta-john.html

Pensei em te responder via e-mail, mas não tinha seu e-mail.

Abraços