sábado, 21 de junho de 2008

IRA...


...no dicionário: cólera, zanga, indignação, raiva, desejo de vingança.

Se tentarmos dividir a IRA em indignação contra alguma injustiça, maldade e violência, acabamos dando a ela a ferramenta necessária de ataque e defesa como expressão de indignação contra algum ocorrido. Claro, é muito, mas muito fácil justificar o mau uso da IRA com os motivos de uma indignação justa. E se olharmos por este lado, notaremos que todos nós PECAMOS.
Explosões repentinas, brigas, gritarias, violência... Isso nunca foi e nunca será sinônimo de indignação, isto nada mais é que: DEMOSTRAÇÃO DE DESCONTROLE EMOCIONAL, ABUSO DE AUTORIDADE E COMPLEXO DE INFERIORIDADE. Pensem assim: “o que chamam de temperamento não passa de um defeito de caráter”.

Ela não promove atos involuntários. Claro que não!!! Ela se manifesta de formas diferentes entre as pessoas. A Ira pensa, ela assume vida própria e domina a razão, coisa pela qual ela devia se deixar dominar...

A emoção da IRA, turba facilmente o julgamento, ignora facilmente a verdade, passa facilmente sobre os limites do certo e do errado.
Podemos sim ficar justificadamente irados, mas não podemos nos transformar em loucos!!

Devido ao estresse e outros fatores emocionais as pessoas estão cada vez mais intolerantes, não só com o mundo a sua volta, mas com o todo que gira o mundo.
Ex: Falta de paciência com amigos, filhos, noticiários, trabalho, contas, casa, carro, transito, Impostos, taxas, bancos, vendedores, cia de telefonia... Nossa já to irada!!!!!

Uma emoção totalmente destrutiva para quem sente ou para quem é objeto dela, uma emoção cabível em diversas situações do nosso dia a dia, então chego a claríssima conclusão que:
A IRA NÃO É UM PECADO CAPITAL, ELA É UMA AÇÃO A REAÇÃO DE NOSSA VIDA PARA CONOSCO.

Vivemos em uma era em que o ser humano repele instintivamente tudo o que lhe é contrário.

A IRA torna-se sim pecaminosa, quando ela implica desordem no exercício do poder natural da reação diante do mal. Vou explicar: é completamente errôneo o fato de alguém se irritar mais contra os “pecados” dos outros do que contra os seus. (Obvio, o ser humano tem uma grande dificuldade em se ver, com isso utiliza a IRA para justificar um erro que também foi cometido por si). Podemos dar o exemplo também de indignar-se com simples acontecimentos cotidianos, como o fato de uma toalha estar fora de lugar. (Santo Deus, com o mundo cheio de guerras injustas você se preocupa com a toalha fora do lugar???!! )

Mas vejamos que em uma discussão ocasionada por um descontrole emocional e sendo assim vc usa reação IRADA, lembre-se que há dois lados nesta discussão, o outro lado humano também tem suas razões, existem mil formas de mostrar ao outro lado o que você esperava dele em uma determinada situação, a IRA com certeza não é a melhor alternativa.

Usemos esta Ira que é parte humana, em prol do bem, sentir Ira com o mundo, com as guerras, com as injustiças que atualmente cobrem a real personalidade humana nesta vida. Esta IRA pode ser justa, ser for usada contra a injustiça a algo, contra maldade aplicada ao mundo e contra a violência causada ao ser.

Nenhum comentário: