sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pecado ou Comparado!!??

Hoje falaremos sobre um sentimento que pertence aos temidos “Sete pecados Capitais”:


INVEJA
“Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.” - É o que dizem os dicionários e uns sites de busca que conheço.
A inveja é o sentimento, e pode-se dizer também a emoção, mais primitiva, vulgar e arcaica do mundo.
Ela tem origem no ciúme, na baixa estima, na falta de iniciativa de fazer o que se julga incapaz, etc... Normalmente ela utiliza o mecanismo de comparação para agir. Não é só uma tristeza pelo bem do outro, mas é também uma alegria incomum pelo mal alheio. Esta comparação nasce pelo sentimento de inferioridade causado, vamos a uns exemplos:

-Bens materiais: fulano tem um carro, dinheiro, família, casa própria.... Eu não!

-Bem Físico: Fulano é mais magro (a), mais forte.... Eu não!

-Bem social: Fulano tem um entendimento muito bom em relação à sociedade em si.... Eu nem sei o que é isso!

-Bem Espiritual: Fulano consegue atingir um entendimento religioso e passa isso de forma convicta.... Eu não!

Nisso tudo, sentindo-se menores, é evidente que o sentimento de ser maior e se enaltecer nasce. E qual a melhor forma de obtê-los?????
Destruindo tudo de bom que o outro apresenta. Criticando-o severamente.
A comparação foi instituída em nós desde crianças. Somos comparados desde pequenos, com irmãos, primos, amigos, o melhor da sala... Tudo isso acabou causando “metástases”, onde a humilhação e a critica são aditivos constantes para fazer sentirem-se incapazes de obter coisas ou fazer coisas boas! Ai o que se segue são os sentimentos de impotência, inferioridade e insatisfação pessoal.
Em toda a ação invejosa, o humor disfarça a sensação de inferioridade das pessoas. O certo seria as pessoas aceitarem sua condição sem nenhum tipo de frustração, mas infelizmente vivemos em uma sociedade que não privilegia virtudes excepcionais e sim de caráter acessível a todo mundo.

Vou explicar....

As pessoas teriam que ao comparar-se com outras, não construir barreiras humanas, mas sim de reconhecerem como diferentes e não como superiores ou inferiores. Este seria o mundo ideal não é?
A inveja é um sentimento inconfessável. Poucas são as pessoas neste mundo que se dizem invejosas, mesmo sabendo que muita gente é. A inveja é considerada pela psicologia, como um mecanismo de defesa dos mais fracos contra os mais fortes.
A inveja é destrutiva, não permite a mudança interna, não nos abre a novos pensamentos e ensinamentos, não permite nosso crescimento pessoal, nos coloca em intermináveis cheques-mate e o mais triste, vai acumulando um sentimento de ódio que não é nosso.
Viver o que é padrão não é viver o livre, comparar e depender da aprovação do outro é viver em inveja constante, fazendo assim com que se perca a sua identidade tão única e tão bem elaborada. O diferente é mais claro e evidente. Se é diferente, nos ensina algo que é evidente e jamais pode ser comparado. Aprenda, absorva, se deixe entender e transmita aos que ainda não conhecem....

Um comentário:

Anônimo disse...

Gi,

Parabéns!!!
Muito esclarecedor e de fácil entendimento seu texto. Os sete pecados capitais são temas que precisam ser dissertados com maior frequência e, levados para as famílias e escolas.
Bjs Mama