quinta-feira, 26 de junho de 2008

ORGULHO
No dicionário: "exagerado conceito que alguém faz de si próprio, sentimento elevado da sua dignidade pessoal, soberba, pundonor, brio, vaidade, empáfia, aquilo de que alguém pode orgulhar-se."

É sabido por todos que a miséria humana tem sua fonte no egoísmo entre os HOMENS. Cada um procura assim querer sua satisfação antes de tudo e todos, e pensando só em si. Para atingir este absurdo objetivo a qualquer preço, o ser humano sacrifica sem escrúpulo algum dos interesses dos outros, tanto na ordem moral, como na ordem material.

Agora vem a pergunta... Porque diabos falar de egoísmo se o titulo é ORGULHO???
Bom, o EGOÍSMO é parte integrante do ORGULHO. A total falta de controle de personalidade leva o homem a considerar-se superior aos outros, o faz crer que possui direitos superiores. Machuca-se profundamente com tudo o que (segundo ele), seja um atentado aos seus direitos, e é aí, senhores, que entra mais um “Pecado”, o ORGULHO. Ele se liga tão naturalmente a sua pessoa, que o torna um EGOÍSTA.

O ORGULHO (soberba) é causado pela crença que o homem alimenta de sua superioridade individual e para provar o contrário é necessário mostrar-lhe que ele não é mais que os outros e que os outros são tanto quanto ele. Ensinar-lhe que a IGUALDADE é sim um fato e não, simplesmente, uma bela teoria filosófica.

Sabemos também que o ‘ORGULHO EXCESSIVO’ nos transporta a um mundo de imagens grandiosas e entope a “mente” de emoção, fazendo assim o orgulhoso pensar que o mundo gira a sua volta e só. Com tudo isso ele se torna uma pessoa de difícil acesso e convívio, fazendo-o terminar a vida sozinho aguardando que um dia o reconheçam como alguém superior.

O Orgulho embasado somente na nossa crença de capacidade própria torna-se doentio, tudo é um equilíbrio constante para não tornar nossa vida uma colecionadora de grandes náufragos.

Podemos dizer também que interpretar o significado de ORGULHO seja um tanto quanto difícil, pois mesmo o mais humilde dos homens pode ser um orgulhoso... Sim é verdade, pois o que o impedirá de sentir orgulho de sua bela humildade?

O ORGULHO também pode corresponder ao impulso, sempre necessário, de mantermos nossas cabeças erguidas prontos a passar por mais um obstáculo, que ao nosso ver é difícil e ardoroso. E por este motivo, não teríamos mais interesse em conquistar nada??. Não, isso nos levaria a um sentimento de total inércia perante a vida. Conquistas são validas sim, e orgulhar-se delas mais ainda.

Entendam que a conquista colocada aqui, não deve ser entendida como um passaporte à arrogância e muito menos nos fazer sentir que somos superiores por tê-la alcançado, ela servirá sim para nos mostrar que ainda temos muito que aprender por aqui.

Quem hoje não se orgulha de um filho, de um pai, uma mãe, um irmão um amigo querido? Este tipo de orgulho para quem recebe, é bem satisfatório. É ótimo saber que nosso pai sente orgulho do que fizemos, não?

Sentimentos não são radicais, eles ajudam sim a nos fazer entender a fragilidade que temos dentro de nós como seres humanos, nos fortalecem diante de problemas que no decorrer de nossas vidas irão aparecer.

Orgulhe-se da vida como um todo, orgulhe-se por acordar todo dia, orgulhe-se do que você pode fazer hoje de bom, orgulhe-se de ser mãe, pai, orgulhe-se por ter um filho..... Mas jamais orgulhe-se por achar-se superior ao outro, somos todos iguais e moramos na mesma “casa” e não pagamos aluguel pra isso, simplesmente usamos o tudo que nos foi dado de maneira igual, sem distinção alguma
.


Um comentário:

Filosofia de Vida disse...

Eu posso ser sincero: considero-me um ser orgulhoso. Contudo, e apesar de achar que o orgulho se relaciona irrevogavelmente com a inveja, não me considero um ser invejoso. Ninguém consegue ser totalmente puro ao ponto de não invejar, nem que seja só um bocadinho, qualquer coisa de outra pessoa. Contudo, há invejosos e invejosos.

Eu considero-me orgulhoso e, sinceramente, não sei o que possa fazer para não o ser. Às vezes orgulho-me mesmo bastante com coisas que faço. Mas não me considero má pessoa e até sou uma pessoa bastante sociável, sou bastante dado ao convívio.

Todavia, posso concluir que o orgulho que sinto não tem nada de mal. sim, orgulho-me de acordar todos os dias. sim, orgulho-me da vida que tenho. Por vezes, orgulho-me das conquistas que faço mas nada em exagero. Concluindo, orgulho-me do meu ser mas, o orgulho que sinto, não passa daquele mero orgulho que todos nós sentimos.