quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Intolerãncia...

O que é a Intolerância? De onde ela vem e pq? Como saber se você é intolerante ou não?

Bom antes de mais nada vamos a explicação do que é intolerância: “Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes.” (pela wikipédia)

Dentro da nossa sociedade podemos notar que uma pessoa intolerante, sempre, gera um mal estar dentro de um grupo e por esta razão, as pessoas a sua volta sentirão este mesmo mal estar, isso causará uma dificuldade do intolerante ao se relacionar. O sentimento de intolerância é como um vírus, ele prolifera de maneira rápida, transformando um bate papo normal em uma guerra. O Intolerante passa ao grupo este sentimento, ele normalmente é mal educado e tem respostas rápidas para todo tipo de assunto, principalmente os que não lhe agradam ou os que eles acreditam entender mais. Um exemplo que podemos dar é o filme Crash – No Limite, ele transmite um certo incomodo a quem o assiste, e o contexto do filme é uma total demonstração da conseqüência da Intolerância.

A pessoa intolerante se afasta da família, de amigos e de ambientes sociais, eles não são sociáveis, a maior dificuldade de um intolerante é aceitar o outro como ele é, aceitar o ponto de vista do outro, a crença, visão política e assim vai...

É fácil perceber que esta não aceitação ao outro é causada pelo intolerante a si mesmo, pois existe dentro dele uma grande dificuldade de AUTO-ACEITAÇÃO, vinda ai de uma baixa AUTO-ESTIMA. A dificuldade de auto-aceitar-se - auto-acolher-se - como diferente e único gera dificuldade de também aceitar o outro em sua diferença. É um mecanismo de defesa, a pessoa defende-se da própria dificuldade através da intolerância ao outro, mas, na verdade, a maior dificuldade ai esta em TOLERAR-SE e ACEITAR-SE.

O não aceitar qualquer tipo de diferença, coloca o intolerante como “eu estou certo, você esta errado”, mas na verdade o que impera é o medo de ele estar errado, e é ai que se inicia a discussão, e relações contastes de conflito, pois afinal o intolerante tem um oponente a sua frente.

Como podemos ver se somos ou se conhecemos alguém intolerante? Note que, o intolerante não coopera, ele tumultua; o intolerante não preserva amigos, ele se esconde em amigos de momentos; o intolerante tem uma enorme dificuldade de ouvir e aceitar os outros, pois ele esta certo em seus pensamentos; o intolerante joga, passando sempre para seu oponente a indisposição e irritabilidade, fazendo assim o outro perder normalmente a vontade de cooperar, ouvir, ajudar...

Para acabar com este sentimento, devemos pensar em nós, fazermos um backup de nossas vidas e convívio social, depois disso, tentar entender e compreender, que cada um tem seu ponto de vista individual e deve ser aceito e respeitado por isso. Lembre-se aceitar não quer dizer que você tenha que concordar, e discordar não quer dizer que você tenha que ser intolerante. Há sempre um meio termo e uma forma de entrar em um acordo.

Todos estamos no mesmo barco em auto-mar e se ele furar, todos juntos irão afundar.
Temos que tentar conversar mais e cobrar menos, entender os porquês, e cooperar, na medida do possível, uns com os outros. Buscar o entendimento e se deixar aprender, isso não é vergonha, é TOLERÂNCIA e ACEITAÇÃO. “Procurar conhecimento e elevar seu pensamento a um nível de conceito do grau mais alto”.

Façamos nossa parte que tudo caminhará!

29 comentários:

Ana disse...

oi querida! parabens pelo texto.... acho q estou intolerante comigo mesma e com a vida...
bom,nao to muito inspirada...


http://appstf.blogspot.com/

bjss

Anônimo disse...

sempre ouço falar de preconceito, desrespeito, essas coisas

nunca havia visto uma atenção ser dada a intolerância dessa forma.

Realmente nunca mais verei a "intolerancia" como um sinonimo de tantas outras... ela tem raiz, causa, consequencia e solução...

Era algo que jamais teria visto antes...

Luciana disse...

Pois é... A intolerância já faz parte do dia a dia do ser humano...cabe a nós mesmos mudar o ambiente que vivemos para só depois cobrar a mudança nos outros...

Vendo a charge do começo do post, lembrei de uma situação igualzinha pela qual passei... Quando trabalhava de caixa em um mercado, há anos atrás, lembro de um sábado de manhã, em que fui trabalhar toda alegre e, dando bom dia a um dos primeiros clientes que atendi, a resposta que recebi foi igualzinha a da charge... não sabia nem onde enfiar a cara...rsrsrs

abs

admin disse...

Parabens pela "boa vontade" de postar algo realmente util e de se pensar!



Se puder passa no meu:

http://paginadacomedia.blogspot.com/
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=12746242

Uma boa tarde!

Anônimo disse...

Sim, concordo!
é claro que ninguem é obrigado a sorrir o tempo inteiro, mas ser intolerante é algo que afasta as outras pessoas e cria um clima permanente de mal-estar entre as pessoas...

parabens pelo texto, abraços!

Anônimo disse...

No fundo, em algum momento todos somos, já fomos ou seremos intolerantes, o que vale é a maneira com que reformulamos a situação, como vc disse, há sempre uma forma de entrar em um acordo...
Adorei o texto!

Anônimo disse...

Ah, sempre tem momentos que passamos por isso, tem alguém que não vai gostar do que fizemos naquele momentos.

planetadosalimentos.blogspot.com

Unknown disse...

Intolerancia existe em muitos lugares e em muitas pessoas, temos q ter o bom senso de sermos mais tolerantes...

Anônimo disse...

Oi. Primeira vez que venho aqui e gostei muito.

Quanto a este post, sem dúvida acho que a intolerância é um dos maiores males do mundo, não apenas hoje, mas em toda a história. Ela foi responsável por guerras, homícidios, etc... Qq outra coisa que eu falasse aqui seria chover no molhado.

Entretanto, sou da opinião que seu oposto, a tolerância, deve ser "praticado com moderação". Da mesma forma que a intolerância é nociva, a tolerância absoluta (e praticada por algumas pessoas burras, que existem por aí) também é. É preciso saber reconhecer e respeitar as diferenças de credos, raças, sexo, etc, mas algumas pessoas acreditam que basta ignorar as diferenças para ser tolerante - e nada poderia ser mais errado que isso, pois acaba com a própria individualidade e a da pessoa.

Em suma, é preciso aceitar e respeitar as diferenças de pessoas para pessoas, mas não fingir que elas não existem, como algumas pessoas e meios de comunicação insistem em fazer, pintando o mundo com uma tinta cor-de-rosa que descasca rapidamente.

Parabéns pelo blog e, em particular pelo texto!

Anônimo disse...

Olá Gisela.

A intolerância talvez seja o mau maior, dela vem todos os outros males, principalmente quando pensamos em termos de mundo. Como começam todas as disputas e guerras, senão a partir da intolerância?

Seu blog é muito simpático e pelo conteúdo que pude ver rapidamente, de utilidade pública!! Voltarei pra ler com mais calma, já está no meu favoritos!

Bjs

Tudo de nada disse...

Gostei do tema, cara... eu admito que certas vezes sou um pouco intolerante, mas tem coisas que são ináceitaveis!
O texto me fez refletir um pouco!
Acho que nesse mundo de hoje... todo mundo sempre correndo... precisamos mesmo ser mais tolerantes.

Adorei o texto :)
Passa no meu e dá uma comentada ok?!
:)

Anônimo disse...

A tolerância é menos presente entre os religiosos que tentam impor uma moralidade universal e não respeitam as outras crenças, porque se fizessem isso ficariam contra suas próprias.
Você é capaz de respeitar minha opinião? http://www.youtube.com/watch?v=5rxBhgAKTag&eurl=http://politinagem.blogspot.com/search/label/Religi%C3%A3o

Pablo Mateus disse...

http://justamirror4thesun.blogspot.com/2008/12/o-que-dita-se-algo-bom-ou-no-como-voc.html

tudo a ver

MissCrazyLove disse...

nooossa que preguiça d ler!
tente fazer textos mais objetivos (y)

Rubra disse...

Texto muito interessante... Acho que cada um tem seu momento de intolerância ás vezes e é importante se policiar... Fiz isso depois que li o texto..rs Dicas ótimas
Parabéns!

Anônimo disse...

só não gostei das janelas que abrem automaticamente.

Anônimo disse...

infelizmente a intolerancia ja faz parte do dia a dia da maioria dos seres humanos
=\

belo texto e belo blog

http://goldeplacaec.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muitas vezes todos somos um pouco intolerantes. Às vezes o nosso ego fala mais alto que qualquer coisa, mas ser sempre dessa maneira é o que causa problemas a todos.

Gostei daqui

Beijos

Veiga disse...

como sempre mt bem escrito...

Anônimo disse...

Oi pessoal,
Nossa, tem um tempo que não venho e tem tudo isso de novidade!!!
Intolerância é sim um dos maiores males do mundo, somos intolerantes com as diferenças dos nossos iguais e tolerantes com as SITUAÇÕES de diferença, maltratos, corrupção e tudo o mais que vemos todos os dias.
Ainda temos muito o que aprender, mesmoooo.

Só um comentário a parte, sobre um comentário que li aqui neste post. Ser objetivo é explicar um tema com clareza, independente do tamanho do "discurso".
Acho a preguiça da leitura outro dos grandes problemas atuais, já que a preguiça de ler leva a preguiça de raciocinar e formar uma opinião. Não é a toa que vemos os discursos mastigados saindo de tantas bocas...

Anônimo disse...

Seu blog é ótimo, adoro seus textos.
Parabéns

Anônimo disse...

Nossa todos os textos que eu li no seu blog são sempre muito bem escritos! Parabéns!

:)

Abraços

Alexandre Silva disse...

Todo mundo tem lá seus dias de intolerante. Nos últimos dias eu ando bem assim viu... rsrrs
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Fabio Christofoli disse...

acho que todo mundo é um pouco intolerante, só alguns sabem controlar outros não...

é dificil quando se tem problemas ter mta tolerância, admiro quem tem...eu procuro ter, mas é complicado

acho que a humanidade em seus milhares de anos de vida não aprendeu, mas precisa aprender o mais rapido possivel

Fabio Bustamante disse...

é difícil não ser intolerante, mas é bem possível ser tolerante para enfrentar todas as dificuldades da vida. O mundo atual já é intolerante, mas não podemos nos envolver nessa intolerância, mesmo que a monotonia da rotina diária nos leve a fazer isso. Gostei dos textos do blog. São feitos por pessoas inteligentes, e são bem interessantes! Parabéns à equipe do blog!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Complexo de Golggi disse...

Muito legalll
Parebéns pelo blog
bjs

Anônimo disse...

Nem sempre sou intolerante... OBS.: meu pc não lê a rádio...

O que eu tenho pra dizer!!! disse...

Em primeiro lugar adorei a coinscidencia da imagens kkkkkkk, segundo acho que a intolerancia é o maior de todos os males, inclusive é minha principal fraqueza, mais tenho certeza que sera minha maior qualidade ainda!!!

Marcelle Lins disse...

Olá Gisella,

um selinho está lá no meu blog te esperando.

Passa lá para pega-lo.

Beijoos !!